Zelensky agradece Melania Trump por mediação.

Notícias

Kiev / Washington — Agosto de 2025 — O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, agradeceu publicamente a Melania Trump pela intermediação e envio de uma carta ao presidente russo Vladimir Putin. A carta, que teria sido redigida pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, foi entregue pessoalmente por Donald Trump durante o recente encontro em Anchorage, Alasca, entre o ex-presidente americano e Putin.dna+1


📌 Conteúdo e impacto da carta

  • A carta de Melania Trump apelava à humanidade de Putin, pedindo que ele “refizesse rir as crianças” e protegesse a inocência das gerações impactadas pela guerra na Ucrânia, sem mencionar diretamente o conflito, mas com uma mensagem clara de paz.
  • Segundo relatos, o gesto teve repercussão positiva em Kiev e é visto como um sinal de mediação e esperança em meio a um conflito prolongado e brutal.
  • Zelensky reconheceu a importância do canal informal aberto por Melania, que tem buscado em foco a proteção das crianças e civis afetados pela guerra.

📌 Contexto da mediação

  • O encontro entre Trump e Putin no Alasca não resultou em um acordo formal de cessar-fogo, mas a entrega da carta reforçou o papel da diplomacia silenciosa e do engajamento pessoal em negociações complexas.
  • Melania Trump, que tem mantido perfil discreto durante o segundo mandato do marido, tem influenciado decisões por meio de cartas e mensagens que privilegiam temas humanitários, especialmente envolvendo crianças.
  • Além dessa carta, Zelensky presenteou Donald Trump com uma correspondência escrita por sua esposa, no intuito de aprofundar o diálogo e buscar soluções mais positivas para a crise humanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *